Resolvi escrever esse post quando completei 5 anos em recuperação.

Sou o André Almeida, estou em recuperação a longo prazo, sou empreendedor e fundador da startup My Journey.

Tive um período de uso, fiquei 8 anos em recuperação, voltei ao uso por 3 longos anos, e agora estou completando 5 anos de recuperação.

Quando fiquei em recuperação pela primeira vez a internet não era acessível como é hoje. Além do mais, não existiam soluções digitais disponíveis, nem para profissionais da saúde nem para pacientes com transtornos por uso de substância, como eu!

Ainda lembro que ter um aparelho celular, naquela época, era sinal de vida boa, pois eram caríssimos.

Comecei esse texto com essas informações, pois quando decidi me internar no dia 14 de junho de 2015, o cenário da internet e telefonia móvel já era mais avançado, porém encontravam-se pouquíssimas ferramentas para aqueles que diariamente lutavam para sair das garras do vício.

Após receber alta da minha internação procurei na internet e encontrei um punhado de aplicativos que traziam uma proposta mais de conscientização do uso abusivo de drogas, mas ainda muito pouco para uma demanda que diariamente só cresce no mundo todo.

O uso da tecnologia no processos de recuperação

Após 5 anos, graças a um bom Deus, a alguns empreendedores, sejam profissionais da saúde ou pessoas que tiveram história de superação na sua relação com a droga de sua preferência, temos um bocado de soluções digitais que estão à disposição para manter o processo de recuperação.

Abaixo vou compartilhar algumas soluções com vocês.

SOCORRE.ME

Criado por Daniel Cardoso, o Socorre.me trás, dentro das lojas de aplicativos, a seguinte descrição: “Se o uso de drogas está começando a afetar sua vida, seja na família e no emprego, está na hora de procurar ajuda.

Socorre.me é uma ferramenta que vai dar de volta o controle da sua vida e se livrar desse hábito que causa problemas muitos sérios.”

Foi o primeiro aplicativo que encontrei quando recebi alta. Hoje eles estão com um viés mais voltado para a compulsão por pornografia.

As principais funcionalidades do aplicativo podem ser encontradas aqui.

MY JOURNEY — FAMÍLIA

Algo muito importante na jornada de recuperação de um paciente com transtorno uso de substância (TUS), é a reconexão com a sua família!!!

Por isso criamos um aplicativo com assuntos direcionados para a família. Veja vídeos, ouça podcasts, leia artigos, assista lives e participe de reuniões onlines!

Aqui você também encontra profissionais da saúde, especializados em Codependência, e Clínicas de Recuperação focadas em Dependência Química e Transtornos Mentais Leves.

**Aplicativo Gratuito***

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=io.glideapp.myjourneyfamilia

IOS: https://myjourneyfamilia.glideapp.io/

REABLY — REABILITAÇÃO GUIADA

Reably é uma startup de Florianópolis que tem como proposta criar uma plataforma de reabilitação guiada que auxilia pessoas com abuso de substâncias químicas e familiares na gestão emocional da reabilitação, além de acesso a uma comunidade de apoio e serviços profissionais adequados a cada caso.

Eles fazem conteúdos sobre resgate de confiança, relacionamentos positivos e melhores escolhas.

Quer conhecer mais sobre este trabalho, acesse este link.

AMIGO ANÔNIMO

Para comemorar seus 70 anos de atuação no Brasil, Alcoólicos Anônimos (A.A.) criou o “Amigo Anônimo, um chatbot que ajuda o visitante a identificar características de alcoolismo e que utiliza tecnologia de geo-localização ou acesso ao nosso banco de dados de grupos cadastrados para facilitar a busca de um grupo próximo.

Você pode acessar o chatbot através da página do Facebook neste link ou acessar o site do A.A .

SISTEMA RAD

Sistema RAD é um serviço de Longo Alcance da Região HOW Brasil que serve
como uma ferramenta ao programa de recuperação através de dois formatos de reuniões fechadas.

RAD significa Recuperação a Distância. O objetivo deles é servir como um apoio ao programa de recuperação, integrar membros de todos os lugares do mundo, atingir localidades que estão em fase de desenvolvimento de novos grupos e locais que não possuem grupos, apoiando o acesso a informações sobre Narcóticos Anônimos.

Você pode acessar as mais de 1762 reuniões virtuais por semana através deste link.

AARJ

Aqui você encontra informações sobre Alcoólicos Anônimos do Rio de Janeiro.

Endereços, mapa de localização, horários de reuniões dos grupos de AA e literaturas.

Você pode baixar o aplicativo neste link.

EU ME IMPORTO

Disponível gratuitamente para download, o aplicativo “Eu me importo” oferece 1.200 endereços de organizações que prestam assistência a dependentes químicos no estado de São Paulo. A ferramenta apresenta as instituições mais próximas do usuário utilizando o CEP, endereço ou localização do usuário.

O mais bacana é que com o #eumeimporto você pode ajudar alguém que necessita de apoio localizando um grupo anônimo ou de tratamento gratuito perto de você ou da pessoa que você quer ajudar.

Você pode baixar o aplicativo neste link ou acessar o site: http://www.eumeimporto.net.br/#/

ANOMYMO

Criado pelo empresário Christian Montgomery, o aplicativo Anonymo busca criar uma comunidade colaborativa e digital de dependentes que se ajudam diariamente.

Através do aplicativo você participa de reuniões virtuais sobre os mais diversos temas. Álcool, drogas, depressão, codependência, comer compulsivamente, relacionamentos tóxicos, jogos e outras categorias são abordados no aplicativo.

As principais funcionalidades podem ser encontradas aqui.

Vou fazer outro post com os aplicativos de outros países e um específico falando da My Journey Health, que nasceu exatamente no período que eu estava internado.

Se conhecer outros aplicativos compartilhe conosco.

André Almeida

A recuperação não é um destino. É uma jornada!

www.appmyjourney.com

Parceiros