Todo Grupo Humano tem uma ética comportamental a qual estabelece as relações entre os indivíduos entre si e entre os outros grupos mutuamente. Sem observar esta ética não seria possível a vida em família e nem na sociedade. Ela se baseia no comportamento individual, familiar e social.
O Grupo de Amor-Exigente no mês de julho, além de estudar o 7º princípio básico “Tomada de Atitude”, também debate seu 7.º princípio ético Institucional: Agir com respeito e fraternidade no relacionamento com entidades afins. Princípio Ético Familiar: Agir com respeito e fraternidade no relacionamento com seus parentes e afins”.
O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito previne que uma pessoa tenha atitudes condenáveis em relação à outra. Muitos grupos abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais fundamentais e essenciais para uma convivência saudável.

O importante sobre o respeito é que para ser respeitado é preciso saber respeitar, o que em alguns casos não acontece. Respeitar não significa concordar em todas as áreas com outros grupos e pessoas, mas significa não discriminar ou ofender esse grupo ou pessoa por causa da sua forma de agir, atuar, viver ou suas escolhas. O respeito deve ser um sentimento que leva à obediência e cumprimento de algumas normas. Falar sobre diferentes condutas, espiritualidade e crenças com respeito é falar de forma ponderada e sensível.
Fraternidade é o laço de parentesco entre irmãos, irmandade. A boa relação entre os homens, em que se desenvolvem sentimentos de afeição próprios dos irmãos de sangue. Fraternidade é fundada no respeito pela dignidade da pessoa humana e na igualdade de direitos entre todos. A fraternidade entre parentes e grupos afins deve ser estimulada e fortemente desenvolvida dentro dos grupos do Amor-exigente.
A fraternidade no AE deve ser semelhante a uma associação na qual as pessoas se reúnem para organizarem eventos que possibilitem a socialização dos seus membros. A amizade, companheirismo, camaradagem entre outros princípios devem ser praticados entre os freqüentadores do grupo.
Em suma, os membros do Amor Exigente devem sempre agir com respeito e fraternidade no relacionamento com entidades semelhantes e com seus familiares e amigos.

Valmir Dionizio . Voluntário do Amor Exigente em Assis/SP.

Parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *