A prefeitura municipal de Palmas, em parceria com a Empresa Recriar Vida Consultoria e Gestão, realizará em Palmas o Projeto “Recriar Vidas”. Trata-se de uma ampla ação de prevenção ao uso de drogas e vulnerabilidades sociais na capital, e será executado por meio da Secretaria Municipal de Educação. A parceria prevê a realização de 16 palestras em 8 unidades de ensino do município, a entrega de 1.500 kit´s didáticos e a formação de 40 profissionais da educação municipal como multiplicadores de conteúdos focados na prevenção as drogas, competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, além da oferta de instrumentos de identificação de fatores de vulnerabilidade associadas a drogadição.

As atividades tem previsão de início nesta quinta-feira, 12 de março, a partir das 16 horas, com uma reunião entre SEMED, Recriar e diretores das escolas em que ocorrerão as atividades, com o intuito de definir o calendário das palestras e formação. Nesta reunião os kit´s didáticos já serão entregues aos diretores de escola e as fichas de inscrições dos participantes na formação já deverão ser entregues. A proposta é que as palestras ocorram entre os dias 23 deste mês e 2 de abril e que as formações ocorram quinzenalmente a partir deste mês. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Profa. Cleizenir Divina dos Santos, o a intenção é oferecer mais informações sobre as novas políticas de cuidados e prevenção ao uso de drogas estabelecidas em âmbito nacional a partir de 2019. “Conforme determinação da Prefeita Cinthia Ribeiro, nossa meta é criar uma ampla frente de ação visando a prevenção ao uso de drogas nas comunidades em que nossas unidades escolares estão inseridas, garantindo participação de pais e jovens, e também formar um grupo de trabalho da SEMED para que o trabalho tenha continuidade ao longo do ano de 2020”, afirmou a Secretária.

As ações serão desenvolvidas nas unidades ETI Almirante Tamandaré, ETI Padre Josimo, ETI Luiz Gonzaga, E.M. Beatriz Rodrigues, E.M. Aurélio Buarque, E.M. Maria Júlia, E.M. Maria Rosa e E.M. Thiago Barbosa e deverão ser abertas a toda comunidade escolar, especialmente aos estudantes a partir do sétimo ano do ensino fundamental e suas famílias. Estima-se que sejam atendidas mais de 2 mil pessoas durante as atividades a serem realizadas nas unidades escolares.

Palestras e formação

Serão realizadas palestras do Projeto “Recriar Vidas” em todas as unidades, por meio da apresentação do personagem e autor do livro Ricardo Ribeirinha e suas experiências no mundo das drogas. Logo após as palestras deverão ser realizadas rodas de conversa com os participantes afim de garantir maior participação do público. Para os profissionais que participarão da formação, serão oferecidos os métodos de instrumentalização pedagógica, psicológica e métrica, visando auxiliar os profissionais em sua atuação nas unidades escolares, especialmente quanto a identificação de jovens e adultos em drogadição ou vulnerável ao consumo. Trata-se de um método inovador já validado.

A empresa

A empresa Recriar Vida Consultoria e Gestão é uma empresa tocantinense, que traduziu para o campo privado 25 anos de atividade de prevenção ao uso de drogas, realizadas no Brasil e no exterior, por meio do compartilhamento da história de vivência de Ricardo Corrêa Ribeirinha, um ex-interno da Fazenda da Esperança, maior comunidade terapêutica do mundo. Já realizou atividades em parceria com o SEDUC do Tocantins,Grupo Organização Jaime Câmara, PROERD-PM/TO, Exército Brasileiro, Ministério da Saúde, Fazenda da Esperança, Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí-MG. Recentemente, a United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC, órgão vinculado as Nações Unidas, convidou a referida empresa por meio de seu proprietário, para participar do processo de formação de 54 entidades/personalidades brasileiras que atuam no campo do cuidado e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas. O objetivo foi orientar a criação de ações eficazes de prevenção e tratamento do uso de drogas com base em evidências científicas. Essa ferramenta visa a apoiar os Estados-membros no desenvolvimento de políticas, estratégias, programas e intervenções adequadas para prevenir o uso de drogas e aumentar a disponibilidade e acesso à rede de atendimento por parte de pessoas afetadas pelo uso de drogas e transtornos associados. Desenvolvida especialmente para formuladores de políticas, o objetivo é melhorar o conhecimento, a compreensão e o alcance intersetorial do controle de substâncias psicoativas e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas em risco devido ao consumo de substâncias psicoativas. Além disso, pretende-se avançar na apropriação e implementação das diretrizes e desenvolvimentos que o Brasil atualmente possui nessa área. E uma das ações que ganharam destaque mediante sua apresentação no painel de “estratégias de orientação e intervenções comportamental e psicossocial e o compartilhamento de experiências relevantes em prevenção e tratamento no Brasil”. Tal fato consubstancia que a escolha promovida pela administração, para contratação da referida empresa bem como dos profissionais que para ela prestam serviços, vem de encontro com as necessidades para realização de uma formação qualitativa que venha a render resultados relevantes para formação da rede de cuidados e prevenção ao uso de drogas em todo o Estado do Tocantins, garantindo melhoria da qualidade de vida da população

Parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *