PROGRAMA ESCUDOS, PROMOVIDO PELO INSTITUTO RECRIAR VIDAS, ATENDERÁ 13 CIDADES TOCANTINENSES

Apresentação das ações será realizada durante visita do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas, Dr. Quirino Cordeiro, nas cidades de Pium e Palmas.

Visando maior engajamento do Governo Federal e o fortalecimento de iniciativas de prevenção ao uso de drogas, estará no estado do Tocantins na próxima semana, Dr. Quirino Cordeiro, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas. A programação terá início na cidade de Pium, a 120 km da capital Palmas, no dia 26 de maio, a partir das 12h. Na cidade o Secretário, juntamente com o Prefeito Municipal Dr. Valdemir Barros, outras autoridades locais e equipe técnica da Empresa Recriar Vida, o Secretário Nacional acompanhará o encerramento das ações promovidas em parceria pelo Ministério da Cidadania e a Prefeitura

Em Pium, a SENAPRED promoveu um investimento de 200 mil reais na realização de ações de formação da rede municipal de ensino para promoverem ações de prevenção focando nos fatores de vulnerabilidades sociais associadas ao risco de consumir drogas, tais como pobreza, violência, ansiedade, depressão, ideação suicida, abuso, automutilação, bullying, entre outros. Na oportunidade o Secretário entregará o certificado do curso para 70 profissionais e fará uma palestra sobre a atual política de prevenção promovida em âmbito federal. Por fim, receberá a pesquisa realizada na cidade como parte do projeto. É a primeira vez na história que um Secretário Nacional visita a cidade.

ESCUDOS em 13 cidades

No dia 27 de maio, a partir das 8 horas, no Palácio Araguaia, o Secretário participará do lançamento das ações do Programa Escudos em 12 cidades do interior do Estado. A execução do programa será subsidiada por emenda parlamentar da Deputada Cláudia Lélis, e será executada pelo Instituto Recriar Vidas em parceria com Secretaria de Cidadania e Justiça nas cidades de Araguacema, Divinópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Chapada da Natividade, Natividade, Dianópolis, Novo Jardim, Combinado, Aurora e Taguatinga. O evento deverá contar com a presença do Vice-Governador Vanderlei Barbosa e outras autoridades.

Nas 12 cidades, serão formados 400 agentes multiplicadores de políticas de prevenção ao uso de drogas, com foco na formação de uma rede de proteção social nestas cidades. Ao fim do programa, espera-se o atendimento direto e indireto de 12 mil pessoas, por meio da entrega de conteúdos didáticos e promoção de ações nas cidades contempladas.

Ainda durante o lançamento, o Instituto Recriar Vidas receberá das mãos do Secretário Nacional o Certificado Nacional de Credenciamento da Instituição junto a SENAPRED. O Credenciamento é resultado das ações desenvolvidas no último ano por meio da realização de projetos de prevenção ao uso de drogas em escolas e por meio de parcerias com outras entidades como a Fazenda da Esperança.

No mesmo dia no período da tarde, serão apresentadas as ações previstas do Programa ESCUDOS na cidade de Palmas. Na capital, o projeto está sendo bancado por emenda parlamentar da Deputada Federal Profa. Dorinha Seabra. A deputada destinou emenda ao Instituto Recriar Vidas por intermédio da SENAPRED ainda em 2020, prevendo a realização das ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas de Palmas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Antes da apresentação, o Secretário Nacional será recebido no gabinete da Prefeita de Palmas Cintia Ribeiro, visando fortalecer o desenvolvimento das ações após o retorno das atividades escolares.

Nas ações, está prevista a formação de 350 profissionais da rede de educação, por meio da realização de seminário e de oficinas de “instrumentalização pedagógica e psicológica”. Trata-se de um método inovador que prevê oferecer instrumentos por meio de estudos de casos reais para os profissionais lidarem melhor com os fatores psicossociais e socioemocionais nas comunidades escolares. Ainda como parte do Programa, estão previstas as entregas de conteúdos didáticos e palestras nas escolas municipais.

Parceria SENAPRED e Instituto Recriar Vidas

O Instituto Recriar Vidas é uma instituição brasileira focada nas ações de prevenção ao uso de drogas, estudo e promoção de iniciativas ligadas a saúde mental, aos fatores psicossociais e vulnerabilidades associadas. Atualmente, promove por meio de parcerias, incluindo a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED, ações de formação de equipes de multiplicadores em iniciativas de prevenção ao uso de drogas e vulnerabilidades sociais associadas, por meio do método de instrumentalização pedagógica e psicológica, utilizando a experiência e vivência reais como princípio de reconstrução e valorização da vida.

Atualmente, a Instituição desenvolve o Programa “Escola de Formação em Cuidados Sociais – ESCUDOS”, com o objetivo de desenvolver novas iniciativas e projetos, com foco na formação de profissionais para melhor lidarem com as políticas de cuidados e prevenção ao uso de substâncias psicoativas, estudos e projetos de promoção desta política em áreas e para pessoas em condições vulneráveis e nas unidades escolares. Este programa prevê a realização de palestras, seminários, formações, oficinas, entre outras atividades.

Parceiros