PROGRAMA DE SAÚDE EMOCIONAL E PREVENÇÃO AS DROGAS SERÁ PROMOVIDO EM FORMOSO DO ARAGUAIA

Em reunião nesta sexta-feira, 20 de agosto de 2021, representantes da Recriar Vida, Prefeito Municipal Heno Rodrigues e equipe da Secretaria da Educação se reuniram para apresentação das ações, que devem iniciar em setembro.

Foto: Daniel Ribeiro

Visando formar uma rede de discussão e promoção de ações de redução de riscos sociais (entre eles do consumo de drogas), melhoria da saúde emocional e proteção social local, reuniram-se nesta sexta-feira, 20 de agosto de 2021, na sede da prefeitura em Formoso do Araguaia, representantes da Empresa Recriar Vida, o Prefeito Municipal Heno Rodrigues e equipe da Secretaria Municipal da Educação representada pela Secretária Isabel Rocha Lima. A intenção é implementar as ações do programa de formação Recriar Vidas, já instituído em diversas cidades do Tocantins e estados como Minas Gerais e São Paulo. As ações, que terão seu início entre os dias 15 e 16 de setembro, visam capacitar mais de 100 profissionais das redes de educação, assistência, saúde, conselho tutelar, associações de moradores, representantes de entidades sindicais, movimentos organizados, entre outras entidades da sociedade civil organizada. De acordo com o prefeito da cidade, o convite para participar das ações será estendido aos órgãos de controle local, como Ministério Público, Judiciário, Defensoria e forças policiais.

A formação, que teve sua trilha educacional completa apresentada ao Prefeito, tem duração de 44 horas aula, e deverá acontecer em outubro, após as festividades de aniversário da cidade. Na grade do curso, serão oferecidas as instrumentalizações pedagógica, psicológica e métrica. A pedagógica visa instruir as equipes e aprimorar didaticamente, tendo como orientação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, as atividades voltadas as competências socioemocionais, dentro das matrizes curriculares estabelecidas pela Base. A instrumentalização psicológica, acompanhada e ministrada por psicólogas especialistas, busca dar ferramentas de identificação e correto procedimento para os profissionais lidarem com fatores de risco para consumo de drogas lícitas ou ilícitas, como depressão, ansiedade, ideação suicida, violência, abuso, bullying, automutilação, gravidez na adolescência, entre outros. Nessa etapa, são utilizados os métodos de validação por estudo de caso real, utilizando conteúdos didáticos “Viver de Cara Limpa, Uma Escolha”, e a implementação da “Entrevista Assistida”, pelo sistema Assisti. As atividades voltadas para métrica oferecem a oportunidade dos participantes em gerarem projetos permanentes de prevenção, acompanhar tais ações e criarem mecanismos de monitoramento e medida de resultados. Ainda como parte do programa, serão entregues conteúdos didáticos e serão realizadas palestras sobre temas relacionados.

Para o Prefeito Heno Rodrigues, é uma oportunidade de convocar a comunidade e a equipe da prefeitura para tratarem com seriedade sobre temas delicados, e preparar todos para o desenvolvimento de ações de redução de riscos sociais, especialmente para os jovens, inclusive como preparação para o retorno das aulas. “Há alguns meses tenho acompanhado este programa, desejando realizar ele na cidade de Formoso e agora devemos iniciar a sua implementação. Sou professor, entendo que devemos cuidar de nossos profissionais da educação e cuidar principalmente de nossos alunos e jovens. Aqui vamos convocar toda sociedade a participar, e precisamos dessa pluralidade para dividir responsabilidades e fazer ações que efetivamente transformem Formoso. Estamos fazendo obras, pagando dívidas, arrumando a casa e isso é importante, mas também vamos cuidar das pessoas, porque sem elas uma cidade não tem vida, não tem alma e o cidadão de Formoso merece respeito e cuidado”, destacou o gestor municipal.

Para Ricardo Ribeirinha, é um momento importante para Formoso, que até então não havia promovido uma ação dessa natureza, pensando na saúde emocional de técnicos, sociedade civil organizada e população em geral. “Estamos felizes em estar na cidade de Formoso de forma permanente a partir de agora. É uma cidade importante do Estado, que serve de holofote para toda essa região. Vamos promover uma ação de formação levando este aspecto em consideração, inclusive atuando nas áreas rural e indígena também, realizando a inclusão de todos e todas no processo de formação, e instalação de uma rede de proteção social local. Parabéns a prefeitura por entender que as pessoas estão em primeiro lugar”, afirmou Ribeirinha.

O Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, gravou um vídeo parabenizando a cidade e o gestor, e afirmou que deve vir ao Tocantins para acompanhar as ações, endossando as ações da Recriar Vida como parceira do Ministério da Cidadania e que conta com o selo de execução dos serviços dentro dos parâmetros da Organização das Nações Unidades – ONU por meio da United Nations Office on Drugs and Crimes, UNODC.

Comunidades indígenas

Ainda durante o encontro o Prefeito Heno, questionou sobre as ações nas comunidades indígenas, tendo em vista a abordagem sobre o tema suicídio nas aldeias, e cobrou a execução de uma atividade específica, com desenho instrucional exclusivo para estas comunidades. “Quero uma ação, em conjunto com os líderes indígenas, para diagnosticar as condições destas comunidades e que me seja entregue um relatório propondo ações permanentes para elas, considerando os dados preocupantes de ideação e suicídio. Então devemos realizar uma ação específica quanto ao tema, especialmente quanto a instrumentalização psicológica”, afirmou Heno Rodrigues. Em resposta, a equipe da Recriar Vida afirmou que trará um especialista sobre o tema para este público específico para Formoso do Araguaia, e que além da formação será oferecida uma roda de conversa privada com os indígenas visando entregar o diagnóstico exigido pelo Prefeito e equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Vídeo Secretário Nacional Dr Quirino Cordeiro

Parceiros