previna

Previna

O Previna é um núcleo de pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), referência em estudos sobre o uso de álcool e outras drogas no Brasil. As linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo englobam prioritariamente epidemiologia e prevenção do uso de drogas, com ênfase em avaliação de programas de prevenção e identificação de fatores de risco e proteção entre adolescentes.

São ainda linhas de atuação do grupo estudos sobre comportamentos de risco entre adolescentes, como bullying/violência escolar e transtornos psiquiátricos, além de comportamentos de risco na vida noturna, com ênfase em “binge drinking” e políticas para a regulação do álcool.

Atuam no núcleo alunos do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, além de professores da referida Instituição. A equipe é coordenada pela Profa. Zila Sanchez, professora livre-docente do Departamento de Medicina Preventiva.

Este site possui o objetivo de disponibilizar dados epidemiológicos e outras informações de qualidade no campo do estudo das drogas, visando amparar ações de prevenção e políticas públicas no Brasil.

Para maiores informações sobre o Previna, acesse: http://www.previna.info

Artigos

Programa de prevenção do Ministério da Saúde reduz a iniciação ao uso de álcool por adolescentes

Os adolescentes que participaram das aulas do programa tiveram 22% menos chances de iniciar o uso de álcool do que os alunos do grupo que …

Leia Mais →

Impacto do isolamento e fatores de saúde mental em relação ao uso de álcool durante a pandemia

A pandemia COVID-19 determinou diversas medidas restritivas às populações. Sabe-se que o confinamento, isolamento social, em especial por conta de uma pandemia, pode ter implicações …

Leia Mais →

Associação do uso de drogas e problemas comportamentais em adolescentes

Por Mireille Almeida, psiquiatra Estudo coordenado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina em parceira com o Departamento de Psiquiatria da Universidade …

Leia Mais →

Tempo de tela excessivo está associado a menores habilidades motoras em crianças de idade pré-escola

Recentemente foi publicado um estudo brasileiro, realizado com 926 crianças de 27 pré-escolas de Embu das Artes (SP), antes da pandemia, que investigou a associação …

Leia Mais →

Uso de álcool e violência contra meninas em namoros

O uso de álcool é um dos fatores de risco mais aceitos e estudados para violência no namoro adolescente. Neste estudo foi examinado o status …

Leia Mais →

Preços, iniciação e consumo excessivo de álcool: Qual é a relação?

Pesquisa publicada na revista científica Addiction examinou a associação entre o preço das bebidas alcoólicas e a idade de início do consumo de álcool e, …

Leia Mais →