Marco Histórico – Governo Federal e Narcóticos Anônimos firmam parceria em serviço telefônico para recuperação de dependentes.

Quirino Cordeiro – Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas

Foi publicado no dia de hoje, 14/01/2021, o Acordo de Cooperação Técnica No. 04/2021, entre o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), e o Narcóticos Anônimos (NA), com o objetivo da criação da Linha Telefônica 132 de utilidade pública para ligações gratuitas.

Com isso, o acesso ao trabalho ofertado pelo NA será facilitado à população em geral, especialmente aos usuários de drogas, dependentes químicos e seus familiares, que buscam ajuda para a recuperação do uso das drogas.

Esse Acordo será implementado em fases. Na primeira fase, que terá duração de três meses, os atendimentos começarão pelos Estados de SP, MG, PR, DF, GO, TO, MT, MS, AC, RO, PI, CE, PA e AM. Na segunda fase, que durará 12 meses, o Programa será implantado nos demais Estados do Brasil. A ligação gratuita ao NA poderão ser realizadas de todo o Brasil, 24 horas, sete dias na semana. O Acordo entrará em vigor nas próximas semanas.

Esse Acordo envolve também a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que cedeu o uso da Linha Telefônica gratuita 132.

Esse Projeto faz parte das estratégias do Governo Federal para o enfrentamento aos problemas ocasionados pelas drogas, buscando sempre envolver e fortalecer o trabalho realizado pelas entidades da sociedade civil.

Parceiros