Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas

Nesta Segunda-feira (21) Sorocaba recebeu a ilustre presença do ministro da Cidadania João Roma, contou também com a presença de Rodrigo Manga prefeito de Sorocaba, do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Quirino Cordeiro Júnior, do secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa, também dos deputados estaduais Altair Moraes, Rodrigo Moraes e Danilo Balas. Rafael Ilha também compôs o grupo presente, Miguel Tortorelli do Amor Exigente e Daniel Garcia Diretor da Revista Dependência Química e Saúde Mental junto de outras autoridades, secretários, clinicas médicas, vereadores, prefeitos e convidados também presenciaram este momento importante.


Houve a assinatura do termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Sorocaba (SP), este que visa desenvolver ações para o combate as drogas. João Roma informa que é importante a expansão das políticas de combate ao uso de drogas, em todo território nacional. “Este Fórum é um componente fundamental na formulação e na execução de diretrizes da Política Nacional. E o Termo de Cooperação Técnica faz parte dos esforços integrados, com parcerias em todas as esferas do poder público”, O Brasil foi destacado como o principal consumidor de crack do mundo, com isso o deputado federal Vitor Lippi ressaltou “É uma tristeza para nosso país. Vemos milhões de jovens nas ruas, sem nenhuma perspectiva. Precisamos, com certeza, fazer muito mais, desenvolvendo parcerias, como essas, que permitam isso.”


Ocorreu também no Parque Tecnológico (PTS) o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), houve uma entrega simbólica de luvas cirúrgicas para a proteção de profissionais da assistência social e municípios, no ato disse o ministro “Por meio dessa política de incentivo aos micro e pequenos produtores, conectamos as duas pontas do processo que leva à segurança alimentar”. Tais luvas serão utilizadas na manipulação de alimentos pela Secretaria da Cidadania e entidades assistenciais, em ações direcionadas à população em situação de rua, com os devidos cuidados por conta Coronavírus (Covid-19) e a redução de sua propagação. Este programa tem como finalidade a compra de alimentos da agricultura familiar e a doação para entidades assistenciais que recebem pessoas com dificuldade alimentar e nutricional.


O evento foi dividido em duas partes, onde a segunda parte do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas o Secretário Nacional Quirino Cordeiro Junior destacou sobre a parte técnica e projetos em andamento no combate as drogas.
Ressaltou também a importância de ir contra qualquer ação de flexibilização do controle de drogas, como por exemplo, o projeto de Lei que tem um marco regulatório da maconha no Brasil. Comentou também sobre a política adotada atualmente de transformar em recursos para o combate às drogas os veículos e demais bens apreendidos pelas polícias de traficantes.


Rafael Ilha também contou sobre sua história na dependência química, destacando que a fé e a força de vontade são fatores determinantes para mudar o comportamento. E ressaltou que a prevenção é a chave da recuperação.


Tal evento é um marco precedente de um desejo de construir um Brasil livre de drogas, na qual as políticas públicas trarão benefício para o fortalecimento dessas parceiras e ações para o combate as drogas, um caminho em prol do desenvolvimento e mudanças, unindo forças, ideias e ações.

Por Daniel Garcia e Thais Xavier

Parceiros