Equilíbrio Emocional — Qual A Importância Dele Para Suas Relações?


Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.
É provável que você já saiba que o equilíbrio emocional é o segredo para manter relações saudáveis. Quem não tem o controle das emoções pode criticar em excesso, não enxergar o outro como deveria e criar brigas desnecessárias.


Mas, então, como mudar essa situação e se transformar na pessoa que acolhe, incentiva e é um porto seguro para quem ama? A resposta está na gestão da mente. A forma como você cuida dos seus pensamentos e sentimentos influencia nos seus relacionamentos. Entenda mais!

O que é o equilíbrio emocional e como ele impacta nas relações?
Ao contrário do que alguns podem imaginar, ter equilíbrio emocional é mais do que estar sempre feliz. Na verdade, significa manter o controle das emoções, independentemente da situação.


Em momentos alegres, como festas, viagens e comemorações, é fácil que a gente fique animado e sorridente. Certo?
Mas e quando acontece algo que você não gostaria, como quando alguém faz uma crítica sobre a sua personalidade ou você não consegue o que estava desejando? São nessas ocasiões que as pessoas costumam perder a cabeça, seja se depreciando ou atacando os demais. Há ainda quem bloqueia o que está sentindo, ou seja, cria um bloqueio mental, o que também não é saudável.


O equilíbrio emocional é, portanto, entender que a vida possui fases boas e desafiadoras. Nos momentos positivos, é importante aproveitá-los. Já nos outros, é necessário manter a serenidade para tomar as melhores decisões e enfrentar o que for preciso.
Quem é equilibrado, mesmo em um momento difícil, não trata ninguém mal, nem faz críticas em excesso. São pessoas que conseguem conversar com sinceridade e encontrar as soluções que precisam.

Como desenvolver o equilíbrio emocional?
Existe um longo processo para alcançar o equilíbrio emocional, mas que pode ser muito recompensador. Caso você brigue com frequência, por exemplo, isso poderá ser resolvido por meio dos ajustes das suas próprias emoções e comportamentos.
Confira algumas características que as pessoas equilibradas possuem:

autoconhecimento: quem se conhece sabe quando está passando por um mau momento e, por isso, evita entrar em conflito com os outros;
gratidão: as pessoas gratas costumam olhar a vida com positividade e apreciar a presença de quem gosta;
positividade: mesmo as fases mais difíceis da vida têm algo a ensinar. Então, em vez de reclamar, que tal aproveitar a oportunidade de estar vivendo algo desafiador?
gestão das emoções: entender as emoções e conduzi-las é outro aspecto de quem tem equilíbrio emocional.

Para continuar evoluindo, leia mais sobre os benefícios da estabilidade mental e como atingi-la!

Fonte: https://blog.academiadegestaodaemocao.com.br/blog/post/equilibrio-emocional-qual-importancia-dele-para-suas-relacoes

Parceiros