ed

Educasurf

QUEM SOMOS?

A Associação Educando com o Surf e a Preservação Ambiental, ou simplesmente EDUCASURF, é um conjunto de ideias desenvolvidas como Projeto Social desde 2004 que utiliza o Surf e os Esportes Radicais como ação sócio-educativa. No ano de 2006 o Projeto EDUCASURF definiu sua proposta de ser formar uma O.S. (Organização Social) recebendo moção no 2000/2006 pela Câmara Municipal de Guarujá. Foi fundada em 1º de outubro de 2008 como Organização Social de direito, se tornando no ano de 2012 uma Utilidade Pública Municipal através da Lei no 3929 e Utilidade Pública Estadual pela Lei no 254/13. Foram desenvolvidas ações em duas cidades de Santa Catarina: Joinville e Balneário da Barra do Sul, e também em Paraty, Rio de Janeiro; participamos com estande em quatros feiras e congresso das ONGs em São Paulo. Fomos a primeira instituição a realizar parceria com a Guarda Municipal do Guarujá, publicado em Diário Oficial em 12/04/2014, página 11. A entidade foi contemplada com a prancha de Surf do 1º brasileiro campeão mundial de surf, Gabriel Medina, na temporada 2014/2015. Em pleno Dias das Mães participamos de matéria no Domingo Legal, Tv Sbt com Gabriel Medina que durou mais de uma hora com várias tomadas da entidade em Rede Nacional.

Em 2016 a estação de praia do EDUCASURF foi ponto de para da Tocha Olímpica e a mesma passou por um corredor de prancha na avenida da orla formada com nossas pranchas de surf. No ano 2017 tivemos nosso primeiro projeto aprovado pelo CONDECA  – Conselho Estadual da Criança e Adolescente. Em 2018 realizamos ações do Projeto Salva Vidas em quatros estados da nação Brasília DF, Unai MG, Natal RN, Fortaleza CE, neste mesmo ano realizamos uma versão do Projeto Surf com Leitura através do Funcad – CMDCA de Guarujá. Já no ano 2019 realizamos o primeiro Projeto através do Fundo do CONDECA em duas cidades Guarujá e Bertioga, também tivemos este projeto aprovado para capitação de recurso com mais um para Capital de São Paulo e outro para cinco cidades do ABC Grande São Paulo. De 2012 até os dias atuais realizamos atividades de Rede envolvendo o CAPS, CRAS, CREAS, Saúde, Educação, Cultura, Segurança e Habitação.

Conheça mais detalhes de tudo descrito acima navegando em nosso Blog
http://ongeducasurf.blogspot.com.br .

Histórico da organização com a saúde mental e comunidades terapêuticas.
O Principal motivo da existência da instituição veio por meio de grupos de apoio e terapia iniciando em comunidade terapêutica no ano de 1998, onde conhecemos o NA(Narcóticos Anônimos), AA(Alcóolicos Anônimos) e AE (Amor Exigente), com atividades iniciadas em 2004 voltadas as modalidades do surf, esportes náuticos e atividade de praia.
http://ongeducasurf.blogspot.com/2013/06/educasurf-sonhando-com-uma-saude-mental.html.

PROGRAMAS E SERVIÇOS:
Proporcionamos aos usuários da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), e aos familiares que possuem interesse na oportunidade de prática de alguma atividade física, a busca de um novo prazer e ganho na qualidade de vida através do surf, stand up paddle e atividade de praia, além de oferecer oficinas relacionadas à essas modalidades em nossas unidades de atendimento.

O nossos serviços serão ampliados aos usuários dos diversos equipamentos de saúde mental que compõe o RAPS da cidade do Guarujá e Região, sendo eles CAPSi, CAPS ad II, CAPS II, e CAPS III. Podendo se estender quando possível as instituição do terceiro setor e privadas ligada a saúde.
A demanda e a oferta do serviço será realizada por cada unidade da saúde mental, não havendo nenhuma restrição geográfica e de localidade dos participantes.
As aulas de surf e stand uppaddle contarão com várias partes, inicialmente se dará através das aulas teóricas e práticas, conhecimento dos materiais, condições do mar e medidas de segurança. Em seguida simulação de movimentos corporais para a prática do surf e de stand uppaddle, posição de remada, passagem das ondas, posição em pé na prancha, e após o término da aula, reflexão sobre a atividade, buscando identificar os resultados mentais e físicos, ressaltando os sentimentos e sensações que o participante.