Concluí meu tratamento e agora?

A maioria dos dependentes químicos e seus familiares tem a ideia de que a conclusão do tratamento se dá com o término da internação ou no início da abstinência, nos dois casos temos que discordar, pois o tratamento para dependência química necessita de continuidade. O tempo de tratamento é variável, de individuo para individuo, pois possuem características e buscas diferentes.

O processo de transição entre o tratamento em CT (Comunidade Terapêutica) ou clínica para o ambiente familiar deve ser gradual, a família é fortemente afetada pela dependência química, portanto é preciso verificar se a mesma recebeu as orientações necessárias e se o individuo trabalhou suas demandas, portanto a intervenção familiar é necessária e muito importante, na maioria dos casos.

Já no tocante social, a mudança de ambiente, a relação com pessoas, a inserção de lazer e criação de uma rotina, são fundamentais para o sucesso do tratamento. Em casos específicos e mais complexos, um acompanhante terapêutico é recomendado.

Os grupos de mútua ajuda, como por exemplo NA (Narcóticos Anônimos), AE (Amor Exigente) e AA (Alcóolicos Anónimos), também tem um papel importante na sequência do tratamento, inclusive para os familiares. O aconselhamento profissional e acompanhamento clínico completam a rede de proteção do indivíduo.

Com a experiência adquirida, ao longo de 17 anos, observo que a maior motivação da abstinência é a própria abstinência. Muitos dos pacientes que chegam ao meu consultório tem na sua história o retrospecto da recaída. Porém, fatores como, reaproximação familiar, estudos, trabalho, dignidade e espiritualidade mostram-se como importantes motivadores no processo de tratamento, e, vale ressaltar que informação, participação e apoio familiar podem ser decisivos para o sucesso do mesmo.

“Não permita que o medo, preconceito e desinformação destrua sua família”.
Alex Carrão

Parceiros

2 comentários em “Concluí meu tratamento e agora?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *