Cerimônia de Assinatura de Acordo de Cooperação Internacional entre o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), e a Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio da Secretaria Executiva da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD)

No ano passado, o Governo Federal publicou o Decreto que institui a Nova Política Nacional sobre Drogas, que busca conferir mais efetividade no enfrentamento às drogas, na prevenção ao uso dessas substâncias e na recuperação de dependentes químicos. As ações executadas pelo Governo Federal, com base nas diretrizes da Nova Política Nacional sobre Drogas, têm sido baseadas em evidências científicas, primando pelas melhores práticas. Nesse cenário, então, o Governo Federal tem buscado realizar parcerias com entidades que também trabalham nessa perspectiva. Diante disso, o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), está assinando, no dia de hoje, Acordo de Cooperação Internacional com a Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio da Secretaria Executiva da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD).

O objetivo dessa cooperação é trabalhar para o fortalecimento das ações de prevenção ao uso de drogas, tratamento, reinserção social de dependentes químicos e suporte aos seus familiares, bem como no desenvolvimento de projetos e programas para melhorar a qualidade dessas ações em nosso país, no que tange à redução da demanda de drogas. Tais ações terão foco na formação e capacitação de pessoas que trabalham na área da dependência química, na realização de pesquisas científicas e no compartilhamento de informações entre a CICAD/OEA e o Brasil. Com isso, o Ministério da Cidadania avança em suas ações na redução de demanda de drogas. Tal parceria também é um grande avanço para o nosso país, pois possibilita que o Brasil passe a figurar no cenário internacional, compartilhando suas boas práticas em Políticas Públicas sobre Drogas.

Dr. Quirino Cordeiro.

Parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *