Artigos

Políticas Públicas sobre Drogas: tempo de mudança

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que …

Read More →

Não ao PL 399/2015 – Projeto de Lei “Cavalo de Troia” que Propõe a Legalização da Maconha no Brasil

Quirino Cordeiro – Médico Psiquiatra; Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania O Projeto de Lei 399/2015 (PL 3399/2015), na …

Read More →

DISCORRENDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS PARA O TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

Autor:  Terezinha Cassia Goncalves Capoal – sábado, 5 Dez 2020, 04:56h Muito se fala nas estratégias, metodologia, escolas do pensamento quando se trata dos aspectos …

Read More →

O Desprazer no prazer

O uso de substâncias químicas sempre esteve presente na história do homem, em todas as culturas e civilizações. O homem sempre procurou alterar seu estado …

Read More →

Entendendo melhor: Como surge a doença psicossomática.

Para entendermos melhor o circuito psicossomático devemos partir do princípio de que em nossa mente existe uma divisão psíquica: o Consciente e o Inconsciente.No Consciente …

Read More →

Filhos: 50% mãe, 50% pai

Se todo ser humano se origina a partir de um homem e de uma mulher, então, todos nós temos um pai e uma mãe. Independentemente …

Read More →

Programa de prevenção do Ministério da Saúde reduz a iniciação ao uso de álcool por adolescentes

Os adolescentes que participaram das aulas do programa tiveram 22% menos chances de iniciar o uso de álcool do que os alunos do grupo que …

Read More →

Equilíbrio Emocional — Qual A Importância Dele Para Suas Relações?

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga.É provável que você já saiba que o equilíbrio emocional é o segredo para manter relações saudáveis. Quem …

Read More →

Fé dos pais, apatia dos filhos

“Não quero interferir sobre religião, quando ele for adulto, fará suas pró-prias escolhas!”Com certeza você conhece muitos pais que revelam esse tipo de argumento quando …

Read More →

AÇÃO DE PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA É REALIZADA NO INTERIOR DO TOCANTINS

Este ano começou diferente para profissionais da educação e alguns profissionais da assistência social, saúde e conselheiros tutelares de Pium-TO. Na segunda-feira, do dia 22 …

Read More →

O uso recreativo de drogas na adolescência

A adolescência, por si só, é repleta de conflitos, associados à explosão hormonal e à construção da própria identidade, ambos geradores de angústias e ansiedades, …

Read More →

Transtorno de uso de substância (TUS) na adolescência

Segundo o ECA, no Brasil, classifica-se adolescente o indivíduo entre 12 e 18 anos. Já para a OMS é entre 10 e 19 anos e …

Read More →

TABAGISMO, UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada a partir da dependênciade nicotina. Ele é a maior causa evitável de adoecimento e mortes precoces …

Read More →

O início da minha jornada na dependência química

Desde muito nova, meus programas preferidos eram documentários. Aos 12, assisti uma reportagem do Profissão Repórter sobre a Cracolâdia e aquilo me despertou uma curiosidade …

Read More →

Uma abordagem transversal aplicada ao tratamento da Dependência Química

Apoiado na minha formação acadêmica em Psicologia, Pós-Graduado como Especialista em Saúde Pública, com larga experiência clínica, prática comprovada em atendimentos interdisciplinares em equipes multidisciplinares, …

Read More →

Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness

O programa Mindfulness- Based Relapse Prevention (MBRP)- chegou ao Brasil pelo Departa-mento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)- em 2011, fruto da …

Read More →

CODEPENDÊNCIA – Quando o cuidado torna-se uma doença

Autores: André Luis Granjeiro Psicólogo Especilaista em DQ pela UNIAD/UNIFESPDanyelle Argemira G. Fernandes, graduanda em Psicologia UNIP Campinas-SP O (TUS) -Transtorno de uso de substância- …

Read More →

É PRECISO TER CORAGEM

Claudio, um homem de 58 anos, casado, 3 filhos e 6 netos, corretor de imóveis, ensino superior completo, dono de seu próprio negócio, introspectivo, chega …

Read More →

EVITANDO RELAÇÕES TÓXICAS

Quero um relacionamento conjugal íntimo de longa duração. Para conseguirmos ter um relacionamento íntimo de longa duração, é preciso estar em recuperação. Para estar em …

Read More →

PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO FAMILIAR ENTRE FILHOS DEPENDENTES QUÍMICOS E SEUS PAIS

PARTE 3 DISCUSSÃO Buscou-se recortes de cada classe como ilustração da percepção que os participantes apresentaram por meio da análise de conteúdo. Na classe 1, …

Read More →

Controle Emocional — Como Não Ser Refém Dos Seus Sentimentos

Olá, meu querido amigo e minha querida amiga. A falta de controle emocional pode comprometer a sua qualidade de vida, seus relacionamentos e sonhos. Será …

Read More →

Ações do Governo Federal para o Fortalecimento dos Hospitais Psiquiátricos

Nova Política Nacional de Saúde Mental e Drogas Por mais de três décadas, pacientes com transtornos mentais graves e dependência química, bem como seus familiares, …

Read More →

O EFEITO DO EXERCÍCIO AERÓBIO NO CÉREBRO E NA FUNÇÃO COGNITIVA EM INDIVÍDUOS COM DEPENDÊNCIA QUíMICA

O exercício aeróbio é definido como: habilidade de realizar movimentos físicos por longos períodos de tempo e com a utilização predominante dos mecanismos de degradação …

Read More →

O risco de se contar publicamente nossas histórias.

CONTANDO SUA HISTÓRIA Sabemos o valor e as limitações da narrativa de recuperação como uma estratégia anti estigma. Sugerimos que a narrativa pública é mais …

Read More →

PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO FAMILIAR ENTRE FILHOS DEEPENDENTES QUIMICOS E SEUS PAIS

PARTE 2 METODOLOGIA Tipo de Estudo Participantes A pesquisa segue numa linha qualitativa, quantitativa e analítica. Foram participantes do estudo, 30 pessoas de ambos os …

Read More →

ESTIGMA E PRECONCEITO SOBRE UM DEPENDENTE QUÍMICO

Precisamos falar sobre estigma de um paciente com transtorno por uso de substância (TUS)! Para a Sociologia, num sentido contemporâneo, o estigma também pode ser …

Read More →

ALVORADA-TO REALIZA FORMAÇÃO DO PROJETO RECRIAR VIDAS

Preocupados com os efeitos da pandemia nos profissionais das diversas áreas, e com os alunos da rede pública de ensino municipal, a gestão de Alvorada …

Read More →

As inovações no tratamento a dependentes químicos

Muito bem, a matéria de hoje é sobre a revolução que vem acontecendo nas clínicas para tratamento de dependentes químicos entre outros transtornos, as terapias …

Read More →

Falando sobre recuperação…

Acredito no quão importante é para aqueles que amam o indivíduo que fez ou faz uso nocivo de substâncias psicoativas, respostas para perguntas do tipo: …

Read More →

A Morte Não Manda Recado

(Ronaldo Luiz Rissetto – CEO MADD Brasil) Durante os últimos anos, deparamo-nos com uma série de ações de mídia, revisitando o tema da “bebida e …

Read More →

PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO FAMILIAR ENTRE FILHOS DEEPENDENTES QUIMICOS E SEUS PAIS

  PARTE 1 INTRODUÇÃO O consumo de substâncias alucinógenas ou anestesiantes é realizado desde os primórdios de que se tem registros do desenvolvimento da humanidade. …

Read More →

Quais são os seus valores?

Eduardo (nome fictício) era um homem de 27 anos que chegou ao meu consultório com uma queixa específica: sou muito ansioso. Relata que estava com …

Read More →

Marco Histórico – Governo Federal e Narcóticos Anônimos firmam parceria em serviço telefônico para recuperação de dependentes.

Quirino Cordeiro – Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas Foi publicado no dia de hoje, 14/01/2021, o Acordo de Cooperação Técnica No. 04/2021, …

Read More →

A Importância da Conscientização dos Efeitos e das Consequências do Uso de Substâncias Psicoativas -Drogas

A Família e a Escola são seguramente as instituições que mais exercem influência na formação do indivíduo. A família, por ser a primeira instituição social …

Read More →

Espiritualidade e família

Repetir que as famílias estão em crise, que pais terceirizam a educação e criação de seus filhos, que há troca de objetivos profissionais e pessoais, …

Read More →

“SE PODES OLHAR, VÊ; SE PODES VER, REPARA” (Saramago)

No ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, Saramago propõe a diferença entre o olhar e o ver. O olhar, sendo o próprio ato de enxergar e o …

Read More →

O abuso de álcool e outras drogas e as audiências de custódia

O abuso de álcool e outras drogas é um complexo e frequente problema de saúde, cujos efeitos vão além daquele que abusa dessas substâncias, alcançando …

Read More →

Tempo de tela excessivo está associado a menores habilidades motoras em crianças de idade pré-escola

Recentemente foi publicado um estudo brasileiro, realizado com 926 crianças de 27 pré-escolas de Embu das Artes (SP), antes da pandemia, que investigou a associação …

Read More →

Em votação na ONU, o governo Brasileiro rejeita a flexibilização do uso da maconha

A Organização das Nações Unidas (ONU) apresenta um sistema de controle internacional de substâncias psicotrópicas, que funciona por meio de Convenções Internacionais, sendo que seu …

Read More →

Algumas considerações sobre os reflexos do uso de drogas

Primeiramente quero agradecer a Revista Dependência Química por poder fazer parte deste time; sendo assim, ter a oportunidade de contribuir com a aprendizagem e com …

Read More →

Freeemind – 10 passos pra liberdade – Dr. Augusto Cury – Programa Freemind

“Uma pessoa madura não dá as costas para seu conflito, seja qual for, mas, aprende a transformar o caos em oportunidade criativa, bem como aprende …

Read More →

A jornada espiritual de um jovem dependente químico

Quero compartilhar aqui a experiência de um rapaz de 26 anos que, após 9 anos de uso problemático do álcool e outras drogas, acabou sendo …

Read More →

Mindfulness pode ajudar dependentes de álcool ou drogas a lidar com a fissura?

Acredito, que assim como eu, em algum momento você já escutou falar de um tal de Mindfulness. Para deixar todos na mesma página, vamos trazer …

Read More →

Motivadores e causas da dependência química

A dependência química se inicia quando as drogas são utilizadas para suprir necessidades do organismo ou emocionais. Entenda quais são seus motivadores.A dependência química é …

Read More →

Mais lidos da quinzena 2 – Novembro 2020

No artigo Uso de álcool e violência contra meninas em namoros a temática foca um dos assuntos mais relevantes na vida das adolescentes. Larissa Ferraz …

Read More →

Uso de álcool e violência contra meninas em namoros

O uso de álcool é um dos fatores de risco mais aceitos e estudados para violência no namoro adolescente. Neste estudo foi examinado o status …

Read More →

Preços, iniciação e consumo excessivo de álcool: Qual é a relação?

Pesquisa publicada na revista científica Addiction examinou a associação entre o preço das bebidas alcoólicas e a idade de início do consumo de álcool e, …

Read More →

Mais lidos da quinzena 1 – Novembro 2020

“Depressão e estresse estiveram associados ao aumento de consumo de álcool na pandemia de Covid-19”Quais os fatores sociais que acompanham a experiência de um indivíduo …

Read More →

Evidências Científicas Contra a Liberação da Maconha

Exponho aqui, alguns impactos sociais negativos do uso da maconha, bem como sobre os resultados desastrosos da legalização, em alguns países e estados americanos apresentados …

Read More →

Depressão e estresse estiveram associados ao aumento de consumo de álcool na pandemia de Covid-19

Usando informações do inquérito “COvid-19 and you: mentaL heaLth in AusTralia now survEy (COLLATE)”, os autores avaliaram a associação entre fatores “distais” e “proximais” com …

Read More →

Aplicativos que ajudam a parar de fumar

Você sabia que existem aplicativos que ajudam fumantes a se libertar do vício?Durante os meus primeiros oito anos em recuperação, parar de fumar foi o …

Read More →

Insatisfação corporal e comportamentos alimentares inadequados são preditores de uso de drogas

Estudo da Universidade do Oeste da Inglaterra avaliou uma coorte de 4.318 adolescentes (2.634 meninas e 1.684 meninos) e investigou o efeito da insatisfação corporal …

Read More →

Autocuidado no Acompanhamento Terapêutico

Gostaria de salientar a participação dos meus alunos do curso de AT em DQ, juntos na elaboração deste artigo, gratos a todos os envolvidos. Danyelle …

Read More →

Álcool e câncer na Austrália: evidências que reforçam a associação dose-resposta

Um grande estudo longitudinal australiano publicado na revista Nature foi avaliou a relação entre os padrões de consumo de álcool auto relatados de 226.162 pessoas …

Read More →

Programas escolares de prevenção podem reduzir agressões ?

A agressão na infância tem sido associada a vários desfechos negativos na vida adulta, não somente para os que sofrem como também para aqueles que …

Read More →

Minha experiência na área da dependência química e uma reflexão sobre o caminho de cada um

Que tipo de crenças acompanham pensamentos ligados à dependência química?Existe um caminho para o sucesso desse tratamento? Receita de bolo? O que é mais eficaz? …

Read More →

A inabilidade das políticas públicas em negligenciar os atendimentos aos doentes mentais brasileiros com muitas limitações, especialmente financeiras, está exposta no artigo assinado por Esperdião …

Read More →

Em SP tratamento para alcoolista, com selo de excelência, atende gratuitamente

Atenta aos avanços dos tratamentos para os dependentes químicos, a revista Dependência Química & Saúde Mental convidou o Dr. Eduardo Luiz da Rocha Cesar, fundador …

Read More →

O Muro

Para os mais novos também acompanharem o meu raciocínio, “The Wall” é o nome do álbum duplo da banda Pink Floyd, e se não me …

Read More →

Apesar de esforços internacionais, o Brasil não avançou na redução do beber pesado

Um estudo ecológico de séries temporais publicado em setembro avaliou a evolução do padrão de beber pesado dos brasileiros ao longo dos últimos anos. Os …

Read More →