Você sabia que existem aplicativos que ajudam fumantes a se libertar do vício?
Durante os meus primeiros oito anos em recuperação, parar de fumar foi o que levou mais tempo para acontecer, porém, os benefícios que colhi ao parar me acompanham até hoje.

Naquela época não existia tecnologia que pudesse me ajudar nesta jornada. Tive que parar na raça, evitando sempre aquele primeiro cigarro, evitando ficar perto de pessoas que estava fumando (olha o fumante passivo aí gente), e também fazendo a lição de casa que era entender quais os gatilhos que me levavam a acender aquele cigarrinho maldito.

Graças a minha força de vontade, mesmo tendo uma volta ao uso das drogas por 3 anos, nunca mais coloquei um cigarro na boca, e isso já faz 16 longos anos. Antes de falarmos da tecnologia, vou compartilhar dados deste universo.

• Existe uma data que é comemorada o Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído em 29 de agosto, pela Lei Federal 7.488 de 1986, inaugurando a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva no Brasil.
• Tabagismo é a principal causa evitável de doenças, invalidezes e morte prematura;
• É fator de risco para 6 entre 8 principais causas de morte;
• Fumar causa 55 tipos diferentes de doenças;
• 5 milhões de mortes por ano no mundo

Ao parar de fumar os benefícios são sentidos em pouco tempo:

O Ministério da Saúde aponta dois caminhos:
A Parada Imediata, recomendada como opção número 1, quando a pessoa determina uma data e a partir daí não fumará mais nenhum cigarro; e a opção número 2 – Parada Gradual, método que apresenta duas formas: Reduzindo o número de cigarros ou retardando a hora do primeiro cigarro.
O fundamental é que, após a decisão, você tenha autocontrole e força de vontade para fazer esta jornada.

Vamos para os dois aplicativos de maior destaque:

1 – ZERO CIGARRO
É uma plataforma completa para cessação do tabagismo, 100% digital, com base em evidências científicas e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Free Tobacco Initiative (FTI).

O programa //ajuda a se preparar para parar de fumar, a chegar a zero cigarro, e a prevenir recaídas. Tudo é feito através de mensagens práticas, educativas e motivacionais, orientações para emergências, feedbacks exclusivos de acordo com a sua evolução e do apoio da comunidade e de especialistas.
Disponível para Android e iOS

2 – QUITNOW!
Muitos consideram o aplicativo QuitNow! a ferramenta mais completa disponível no mercado. Permite saber o tempo exato que passou desde que a pessoa tomou a decisão, quanto dinheiro poupou e quais são as repercussões no seu corpo, com indicadores baseados na Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o processo de melhora da saúde.

Em tempo real, traz estatísticas específicas sobre quanto tempo o indivíduo (dias, horas e minutos, o que pode ajudar a diminuir a ansiedade) fumou pela última vez, mostrando a quantidade de cigarros não fumados, o tempo salvo e, com o passar dos dias, como prêmio, uma lista de conquistas são desbloqueadas uma por uma, motivando a pessoa para alcançar sua meta.
Possibilita que uma rede de usuários troque informações e um ajude o outro conversando entre si, obtendo ajuda, dicas e truques de outras pessoas, sempre no seu próprio idioma (tem mais de 40 opções), sem se expor, embora também possa compartilhar suas dúvidas e conquistas no Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social.
Disponível para Android, iOS

Espero que tenha sido útil para você. Caso utilize algum outro aplicativo, compartilhe conosco.

A recuperação não é um destino. É uma jornada!
www.appmyjourney.com

Parceiros

1 comentário em “Aplicativos que ajudam a parar de fumar”

  1. Pingback: Mais lidos da quinzena 1 – Novembro 2020 – Revista Dependência Química & Saúde Mental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *