af

Coletivo Alcoolismo Feminino

Um pouco antes da imposição do distanciamento social, no dia 20 de fevereiro de 2020, o Coletivo Alcoolismo Feminino surgiu. E em meio a quarentena ganhou força!

Na maioria dos grupos de ajuda a dependentes do álcool, a presença do público masculino é sempre maior, e muitas mulheres não conseguem compartilhar suas dores e culpas de forma confortável. Dessa maneira, Grazi Santoro, idealizadora do conjunto, viu a necessidade de criar um ambiente apenas para mulheres, com base nos princípios dos 12 passos. Apesar de os homens ainda serem os maiores consumidores de bebidas alcoólicas, o número de mulheres que bebem aumentou e aumenta significativamente.

O Coletivo tem a missão de ajudar mulheres no tratamento para o transtorno do alcoolismo, criando um espaço de acolhimento, sem julgamentos e preconceitos. Possui cinco grupos de whatsapp: quatro divididos por estados e brasileiras radicadas no exterior e um para mulheres LGBTQ+.

Para fazerem parte dos grupos, as alcoolistas precisam preencher um cadastro e validar as regras de convivência.

A psicóloga voluntária Cláudia Leiria, que trabalha há mais de 30 anos na área de adicções, acompanha as reuniões que acontecem duas vezes por semana e propõe algumas atividades de autoconhecimento e empoderamento.

No Instagram do Coletivo (@alcoolismo_feminino) acontecem lives informativas e conteúdos sobre o transtorno são disponibilizados.

>>> Quer participar ou indicar para pacientes? Entre em contato por mensagem privada no Instagram @alcoolismo_feminino ou pelo Whatsapp – https://chat.whatsapp.com/KOn4NAbWv5W1yadpFdkn56 <<<

LINKS ÚTEIS:

https://oglobo.globo.com/ela/gente/alcoolismo-feminino-mulheressao-grupo-maisvulneravel-doencadurante-pandemia-24450431 (ELA – Jornal O Globo)
https://globoplay.globo.com/v/8596575/programa/ (Encontro – Rede Globo)
https://www.huffpostbrasil.com/entry/abuso-de-alcool-alcoolismo_br_5ef62874c5b6acab28412213 (Huffpost Brasil)
https://globoplay.globo.com/v/8710977/ (Bom Dia Rio – Rede Globo)

Notícias Relacionadas

No momento não temos postagens para esta categoria.