af

Coletivo Alcoolismo Feminino

Em 20 de fevereiro de 2020, foi iniciado um perfil no Instagram para falar de Alcoolismo Feminino. As idealizadoras entenderam como missão a atração de mulheres em sofrimento pelo uso nocivo do álcool e o incentivo na perda da vergonha e do medo de procurar ajuda.

Vivências e sentimentos em comum tornaram-se evidentes nos comentários e, à medida em que se identificavam umas com as outras, tornaram-se parte de uma tribo e o grupo identitário foi ganhando forma. A primeira sugestão atendida foi a criação de um grupo virtual de conversas, onde confiança e ajuda foram e são imperativas.

Por conta da chegada da pandemia e a instalação do isolamento social, o crescimento do coletivo foi rápido. Desde sempre, adotaram uma dinâmica autogestiva: as demandas surgiram e surgem, daí então os núcleos foram e são criados a partir do entendimento sobre as integrantes, suas necessidades, suas habilidades e seus talentos. O símbolo é a flor de girassol que representa ajuda mútua e colaborativa.

Parcerias externas foram firmadas, mas a equipe de mais de 60 voluntárias é composta em sua maioria por alcoolistas em recuperação de longo prazo ou recém-iniciadas (e dedicadas) no processo. Atualmente estão em fase de transição para se tornarem Associação e contam com uma estrutura de 17 núcleos, 14 deles coordenados por mulheres abstêmias há mais de 6 meses. O núcleo Saúde é composto por 8 psicólogas e duas conselheiras, especializadas em Dependência Química, e uma nutricionista focada em saúde da mulher. Todas oferecem valores acessíveis às integrantes e seus familiares.

Quem desejar participar ou indicar para pacientes, o formulário de triagem consta em https://bit.ly/3e24MuA

LINKS ÚTEIS:

https://oglobo.globo.com/ela/gente/alcoolismo-feminino-mulheressao-grupo-maisvulneravel-doencadurante-pandemia-24450431 (ELA – Jornal O Globo)
https://globoplay.globo.com/v/8596575/programa/ (Encontro – Rede Globo)
https://www.huffpostbrasil.com/entry/abuso-de-alcool-alcoolismo_br_5ef62874c5b6acab28412213 (Huffpost Brasil)
https://globoplay.globo.com/v/8710977/ (Bom Dia Rio – Rede Globo)

Notícias Relacionadas

No momento não temos postagens para esta categoria.